No que Cremos

A Educalar tem seus fundamentos alicerçados nas Escrituras Sagradas.

A Educalar é uma instituição cristã, por isso acredita que a educação é mais do que simplesmente transmitir o conhecimento dos pais aos filhos; antes, educar é transmitir uma cosmovisão que fundamenta, modela e guia a vida daquele que foi educado. Assim, cremos que a tarefa dos pais cristãos é inculcar nos filhos a única visão de mundo verdadeira, coerente e consistente: o cristianismo autêntico.

A Educalar é uma instituição cristã protestante, por isso acredita que o cristianismo autêntico encontra a sua melhor expressão doutrinária e prática nos artigos de fé característicos da reforma protestante. Assim, cremos ser essencial à uma educação cristã saudável, a compreensão e assentimento às cinco verdades fundamentais da reforma conhecidas como “os cinco pilares”, ou “as cinco solas”. Abaixo há um resumo e aplicação desses princípios na educação domiciliar.

Sola Scriptura (Somente a Escritura)

Esse primeiro pilar ensina que apenas a Escritura Sagrada é a inspirada, inerrante, infalível, suficiente e autoritativa Palavra de Deus (2 Tm 3.16-17; 2 Pe 1.20-21). A Bíblia é a única regra de fé e prática para os cristãos reformados; assim, ela é normativa e reguladora para tudo que o homem faz. Nela há princípios suficientes para que o homem seja educado de modo agradável a Deus (2 Tm 3.17). Educadores cristãos julgam todo conhecimento por meio da Escritura, mas ela não é julgada por ninguém.

Sola Gratia (Somente a graça)

Esse pilar ensina que o homem pode achegar-se a Deus somente por graça; à parte dela, ele está morto em seus delitos e pecados (Ef 2.1), e por isso, incapacitado para qualquer obra que agrade a Deus. Contudo, a graça salva, santifica e conduz o homem agraciado em toda sua vida (Rm 3.24; Ef 2.8). Cremos que esse princípio é fundamental na educação de filhos, especialmente para que eles entendam que tudo de bom que possuem e fazem não deriva deles, mas de Deus. Assim, nossos filhos poderão ser educados na virtude da humildade.

Solus Christus (Somente Cristo)

Esse pilar ensina que Jesus é o centro da religião Cristã, não apenas por ser o principal personagem do drama da redenção, ou por ser o Senhor Absoluto da história, mas também porque Ele é o único fundamento para salvação do homem. Além dele, não há nenhum mediador entre Deus e os homens (1 Tm 2.5). Ele é o caminho, a verdade e a vida, ninguém pode ser redimido fora dele (Jo 14.6). A Educação Cristã visa formar filhos que estejam alicerçados em Cristo e que espelhem seu caráter.

Sola Fide (Somente a fé)

Esse penúltimo pilar ensina que a fé é uma dádiva de Deus e funciona como o único instrumento de salvação (Ef 2.8-9); logo, não há espaço para obras ou pagamento de penitências para alcançar a graça salvadora. Quem salva o homem é Cristo através de seus méritos, nem mesmo a fé salva, ela é apenas um instrumento ou canal para graça. As boas obras decorrem dela. A Educação Cristã visa criar filhos que tirem os olhos de si mesmos, e olhem para Cristo, e é isso que a fé verdadeira faz (Hb 2.1-3).

Soli Deo Gloria (Glória somente a Deus)

Esse último pilar ensina que apenas Deus é digno de glória e adoração, e Ele não as divide com ninguém (Is 42.8). Apenas Deus deve ser adorado; e mais, deve ser adorado como Ele requer. O Fim principal de toda criação é tributar glórias ao nome de Deus (Rm 11.36). Pais Cristãos são exortados a educarem seus filhos no Senhor (Ef 6.4), e a amarem o único Deus verdadeiro (Dt 6.4-9); assim, a educação cristã deve produzir filhos que não vivem para si, mas para o único Deus a quem tudo pertence.

Por fim, a Educalar é, também, uma instituição cristã protestante reformada; por isso, subscreve os principais símbolos de fé das igrejas reformadas, mais especificamente as Três Formas de Unidade (os Cânones de Dort, a Confissão Belga e o Catecismo de Heidelberg) e os Símbolos de Fé de Westminster (Confissão de Fé e Catecismos Breve e Maior). Esses documentos são importantes porque neles há uma exposição fiel e sistemática das essenciais doutrinas cristãs abraçadas pela Igreja de Cristo no decorrer da história. Pais educadores que desejam inculcar as verdades da Escritura na mente de seus filhos encontram nesses documentos um excelente manual de ensino.

Pr. Paulo Ricardo Membro do Conselho Educalar